Busca no site 

 
 Quem somos
 Consultoria
 Conteúdo
 Camarote
 Assinatura
gratuita
   Escolha seu tipo de busca:
  
  Busca avançada
Jornalistas e
cientistas
Perguntas
freqüentes
Irreverência
Privacidade
Conteúdo
Anuncie
Assinatura
gratuita
 
Administração e contabilidade: Rodrigues & Associados. Realização: Baú de Idéias Jornalismo. Agência de Notícias Prometeu®. Todos os direitos reservados.
teste1
     
 

Perguntas freqüentes

1) Por que o nome Prometeu?
2) Quem é Prometeu?
3) Que tipo de informação divulgamos?
4) Qual é o nosso público-alvo?
5) Como receber as informações divulgadas em Prometeu?
6) Quem pode colaborar divulgando informações?

1) Por que o nome Prometeu?
Para filósofos da ciência, a história do personagem da mitologia grega Prometeu dá margem a muitas analogias, sendo a mais comum a de que "o mito de Prometeu ilustra a vontade humana de saber" (frase de Gaston Bachelard, físico e filósofo francês). Jean Chevalier e Alain Gheerbrant citam no livro Dicionário de Símbolos um certo "complexo de Prometeu", que seria "todas as tendências que nos levam a saber tanto quanto nossos pais, mais que nossos pais, tanto quanto nossos mestres, mais que nossos mestres". Para eles, trata-se do "complexo de Édipo da vida intelectual'. Essa vontade de saber colada à imagem de Prometeu aproximou-nos desse mito, que acreditamos ser um bom emblema do nosso ideário.

2) Quem é Prometeu?
Segundo a mitologia grega, Prometeu e seu irmão, Epimeteu, primos do todo-poderoso Zeus, foram incumbidos de distribuir aos seres da terra as qualidades necessárias para a sobrevivência. Epimeteu pediu para fazer o trabalho sozinho e foi distribuindo virtudes compensatórias. Deu asas a alguns, tamanho a outros, agilidade a mais alguns, criando um equilíbrio necessário para que não destruíssem nem fossem destruídos por outras espécies. Ficou para o final do trabalho o homem, a quem Epimeteu deixou nu e indefeso, já que tinham-se acabado as virtudes disponíveis. Para prover o homem do mínimo necessário para sobreviver, Prometeu subiu ao Olimpo, a morada dos deuses, e roubou o fogo das forjas de Hefesto (o filósofo Platão cita um segundo roubo: a sabedoria para utilizar o fogo, retirada da deusa Atenas). Entregou tudo ao homem que, a partir daí, pôde aquecer, iluminar, forjar, fundir, desenvolver-se enfim.

3) Que tipo de informação divulgamos?
São divulgadas neste site informações sobre a produção de universidades e centros de pesquisa, o que inclui teses, pesquisas, estudos, livros, relatórios e todos os tipos de trabalhos que sejam relevantes para nosso público-alvo.

4) Qual é o nosso público-alvo?
Veja a página Público-alvo.

5) Como receber as informações divulgadas em Prometeu?
A agência tem acesso franqueado pela internet. Além disso, remete a seus assinantes quatro boletins semanais. Para assíná-los, basta preencher um cadastro.

6) Quem pode colaborar divulgando informações?
Assessores de imprensa de universidades e centros de pesquisa, pesquisadores, veículos de informação especializada, editoras e pós-graduandos em geral. Veja também explicação sobre nossos critérios de conteúdo.

 

Agência de Notícias Prometeu ©. Todos os direitos reservados.